Terminou à meia-noite a votação para escolha da identidade visual do #fisl13. Como no ano passado, os sócios da Associação Software Livre.org receberam um token e escolheram sua favorita através do sistema Selectricity.

A maioria decidiu, e a escolhida foi a arte de Ágatha Marques, que será trabalhada e adaptada para as várias peças que serão produzidas: site, camisetas, blocos, placas de sinalização, etc.

Ágatha tem 22 anos e estuda Design Visual na UFRGS. Ela conceituou seu trabalho assim:

"Os materiais foram criados segundo os temas propostos, "liberdade e sustentabilidade", juntamente com a ideia da tecnologia. Com alguns estudos, cheguei a conclusão que o simbolo que melhor representaria a liberdade e sustentabilidade juntos é a borboleta, por ser um animal que tem a liberdade de voar por onde quiser e sofre uma mutação, dando a ideia de que a natureza precisa estar em constante mudança para sobreviver aos efeitos do homem. E a cor verde foi escolhida por fazer referência à natureza."

Ágatha, que é estagiária na gráfica da UFRGS, conta que precisou estudar o Inkscape para montar o projeto conforme a proposta do concurso, desenvolver uma arte feita completamente com software livre. 

"Na verdade, foi bastante intuitivo, porque é bem parecido com os softwares que eu já uso no dia a dia. Na falta de alguns caminhos com os quais estamos acostumados, a gente precisa fazer umas gambiarras, mas é perfeitamente possível."

Interessada no tema, Ágatha pretende agora aproveitar as oportunidades para se aprofundar:

"Um profissinal com essa vivência tende a ser mais valorizado. E conhecimento nunca é demais"

Curiosamente, a arte escolhida lembra a usada nos cartazes do primeiro fisl, de 2000, que usava "zeros e uns" verdes sobre um fundo preto, conforme a foto abaixo (e que, diga-se de passagem, Ágatha desconhecia).

Agradecemos a todos os que participaram!

Todas as artes recebidas serão expostas no #fisl13, e a mais comentada nas redes sociais também vai virar camiseta!