À nossa comunidade, nossos usuários, nossos amigos e nossos colegas

O fim do ano se aproxima rapidamente e temos a impressão que 2011 passou num piscar de olhos. Parece que foi logo ontem que celebramos o ano novo, mas olhando para o passado recente, percebemos que evidentemente que os últimos 12 meses foram repletos de atividades e muita coisa aconteceu.

 

Começamos a Document Foundation e o projeto LibreOffice no último trimestre de 2010, com grande visão, e muitas esperanças. As primeiras semanas foram animadíssimas, assustadoras e raramente vimos um movimento da comunidade desta amplitude, com tanta gente buscando o mesmo objetivo. Um de nossos desejos mais fortes para 2011 foi manter essa energia toda. Não somente conseguimos preservar esta energia, mas tudo que era bom ficou melhor, muito além da nossas imaginação, e isso nos deixa particularmente orgulhosos.

 

2011 foi o ano de nosso primeiro lançamento estável, e muitos outros lançamentos seguiram. Hoje temos 30 milhões de usuários de LibreOffice em 109 idiomas, um software desenvolvido por 40 programadores dedicados e 300 desenvolvedores ativos, com 280 pessoas ligadas à localização e tradução. Provavelmente o maior resultado foi o fato de 230 desses desenvolvedores são recém chegados, contribuíram com código para a suíte livre de escritório e foram atraídos pela nossa comunidade aberta, transparente, meritocrática e abrangente. Temos mais de 16.000 assinantes em nossas listas e a TDF soma 138 membros. Somos patrocinados e apoiados por um bem equilibrado e forte Conselho Consultivo e a comunidade prospera mais do podíamos jamais esperar.

 

Mas nem tudo são números. É também o nosso bem-estar e de cada contribuidor que faz a comunidade que somos hoje. Especialmente nos tempos da comunicação global, são os seres humanos que fazem nossa vida online e offline o que ela é. São os seres humanos que enchem nossas vidas com alegrias e vigor. Para nós, a comunidade é como uma grande família, com amigos pessoais no mundo todo, gente com quem partilhamos a mesma paixão, mas também nossa profunda amizade com muitos deles. Nosso primeiro evento anual, o LibreOffice Conference que ocorreu em Paris este outubro, não só foi um sucesso e uma brilhante conferência, mas foi o encontro de amigos de uma família unida. Olhando para trás há um ano e meio e vendo onde estamos hoje, continua parecendo que todos nós fizemos o impossível.

 

O que vimos até hoje é só o começo, o começo de algo excitante e o começo de algo de muito bom. Em Paris, anunciamos o próximo nível do LibreOffice, com trabalhos no Android e no IOS andando e com uma inovadora versão para browser em desenvolvimento. Cada vez mais organizações, empresas e governos juntam-se a nossos esforços, por que acreditam que o LibreOffice é o futuro das suítes de escritório livres e acreditam firmemente que o poder de uma comunidade tão diversificada e ao mesmo tempo tão unida, tão global e tão próxima, tão poliglota mas sempre falando a mesma linguagem, como a comunidade do LibreOffice.

 

Neste ano, aprendemos muito também pelas sugestões construtivas de nossos usuários e da comunidade ao redor do mundo. Ouvimos com atenção e tentamos melhorar as coisas onde era possível. Trabalhar junto com vocês, nossos usuários, nos tornou mais fortes e nos ajudou a fazer o software e o projeto cada vez melhor. Este é seguramente um caminho que seguiremos em 2012.

 

Após um ano de sucesso, é tempo agora de agradecer a tudo que conquistamos, de nos orgulharmos das etapas vencidas, e de tomar um instante para vislumbrar os desafios no próximo ano.

 

Todos nós da Document Foundation desejamos a você e a seus entes queridos um Feliz Natal com muita paz e um Ano Novo feliz, abençoado e próspero.

 

Nosso muito obrigado por tudo que vocês fizeram para o LibreOffice nestes últimos 365 dias, obrigado por estarem conosco e esperamos trabalhar com vocês no ano que vem. Um ano que, sem dúvida, será cheio de surpresas, bons tempos e conquistas importantes. São vocês que fazem o LibreOffice o que ele é hoje, por que é disso que o LibreOffice é feito: de gente e de comunidade.

 

Conselho Diretor e Conselho de Admissão da Document Foundation

 

Tradução voluntária: Olivier Hallot

 

Fonte: http://blog.documentfoundation.org/2011/12/22/merry-christmas-and-a-happy-new-year/