Elementais-juntosA versão 0.27 do Noosfero foi lançada! Nesta versão foram incluídas funcionalidades e melhorias muito interessantes que desejamos compartilhar com todos.

Essa versão foi parcialmente financiada pelo Centro de Competência em Software Livre da Universidade de São Paulo (CCSL-USP) através do  Projeto Qualipso e pela Associação Software Livre.org. Tivemos novamente a contribuição do pessoal da Faculdade de Ciência da Computação da Universidade Técnica de Dresden, Alemanha. Incluímos também a documentação sobre a configuração de um servidor XMPP para o chat do Noosfero , escrito pelos nossos amigos da Holoscópio.

Abaixo nós descrevemos as novas funcionalidades e melhorias incluídas nesta versão:

Gerenciamento de conteúdo

A versão 0.27.0 inclui várias melhorias no gerenciamento de conteúdo. Administradores de comunidades passam a poder editar artigos enviados pelos seus integrantes antes de publicá-los (#1733). E até usuários não registrados ou não logados podem sugerir artigos para publicação nos blogs de comunidade. Claro que os administradores das comunidades precisarão revisar as sugestões e aprová-las ou não de acordo com seu julgamento (#1732).

Agora temos um novo tipo de conteúdo: fórum (#1769), que funciona da mesma forma que os já conhecidos fóruns de discussão na internet. Um fórum tem alguns tópicos de discussão, que podem receber comentários dos usuários.

List of topics of a forum

Um fórum e os tópicos de discussão

Como o número de tipos de conteúdo tem aumentado desde o primeiro lançamento público do Noosfero, faltava uma boa interface de usuário para selecionar o tipo de conteúdo quando um item era criado no CMS. Nesta versão corrigimos isso adicionando uma interface muito melhor para criar novos itens no CMS (#1770).

Adding content in the CMS

A nova tela para adicionar conteúdo no CMS.
Melhoria do suporte à internacionalização

Nesta versão incluímos duas novas funcionalidades para tratar as comunidades multilíngues, que são muito úteis quando uma comunidade é usada como um site público.

Primeiro, os artigos agora podem ser traduzidos em muitas línguas (#894). Quando um usuário navega para um artigo que já foi traduzida para seu idioma preferido, ele automaticamente é redirecionado para aquela versão.Os blogs também podem ter múltiplos feeds, um por idioma, e escolher se quer mostrar todos os posts em todos os idiomas ou apenas a melhor versão de cada artigo.

Block language selection

O usuário pode incluir tradução para um artigo e escolher em qual língua o artigo será mostrado.

Segundo, os blocos agora podem ser restritos a um idioma (#1774). Utilizando esta funcionalidade, comunidades multilíngues podem apresentar menus traduzidos e outros tipos de informações nos blocos laterais.

Block language selection

O usuário pode escolher em qual idioma o bloco será mostrado.

Por último, mas não menos importante, esta versão traz uma atualização da tradução para o alemão. Como sempre, a tradução para o Português também está completa.

Alterações do design gráfico

A versão 0.27.0 do Noosfero também inclui algumas melhorias na área de design gráfico.

Os blocos que listam pessoas e comunidades foram melhorados para economizar espaço, permitindo mostrar mais perfis em menos espaço (#1773). Também alteramos os ícones padrão para pessoas e comunidades por ícones mais limpos (#1789).

 

Compact profile listings and the new default icons

Blocos de listagem de perfil ficaram mais compactos. Novos ícones padrão foram adicionados para pessoas e comunidades.

Adicionamos 8 novos temas, que ficarão disponíveis por padrão no já existente, e em constante aperfeiçoamento, tema padrão do Noosfero (#1675). Todos os novos temas são variantes do tema base, e há um tema para cada uma das cores da paleta de cores do projeto Tango. A tela de seleção de tema também foi melhorada para apresentar uma visualização de cada tema.

Theme selection page

 

Bugs corrigidos e funcionalidades removidas

Um bug recentemente introduzido fazia com que as pessoas que tinham mais de um papel na comunidade fossem listados várias vezes nos blocos de listagem de perfis (#1682). Este bug foi corrigido.

Nesta versão, removemos a funcionalidade 'assistente de inscrição' cuja implementação era muito complexa e, até onde sabemos, ninguém utilizava (#1761). Esperamos que com o futuro suporte a plugins (programado para a próxima versão) esse tipo de funcionalidade possa ser implementado de uma forma mais limpa, sem incluir tanta complexidade no código do núcleo do Noosfero.

O que esperar para a próxima versão

Entre outras funcionalidades legais, a próxima versão (0.28.0) vai incluir:

  • Suporte inicial a plugins
  • Busca de conteúdo limitada a um perfil (pessoa comunidade ou empreendimento)
  • Pacote Debian do Noosfero
  • Suporte para comentários aninhados em artigos
  • Processamento de múltiplas tarefas de forma simples
Lista completa das alterações

http://noosfero.org/Development/NoosferoVersion00x27x00

Sobre o projeto Noosfero

O Noosfero é uma plataforma web livre para redes sociais que possui as funcionalidades de Blog, e-Portfolios, RSS, discussão temática e agenda de eventos num mesmo sistema! O Noosfero utiliza a linguagem de programação Ruby com framework Rails e, portanto, suporta bancos de dados, PostgreSQL, MySQL, SQLite entre outros.

Mais informações sobre o projeto Noosfero podem ser encontradas no seu site oficial: noosfero.org. Informações sobre suporte comercial e serviços relacionados podem ser obtidas com a Colivre.