quinta-feira, março 22, 2007

Blogosfera chega aos 10 anos, mas quem criou primeiro blog?




Fonte:





Blog dos Blogs
Para entender a blogosfera



20 de Março de 2007



A blogosfera está comemorando dez anos em abril, segundo várias efemérides que estão surgindo na própria web. Mas quem foi o primeiro blogueiro?

Essa é a pergunta de uma interessante reportagem da Cnet, que sai em busca do primeiro web log. Fácil, não? É só saber quem escreveu o primeiro blog em abril de 1997.

Mas essa não parece ser uma resposta óbvia. "O primeiro blogger é o irascível Dave Winer? O iconoclasta Jorn Barger? Ou o expert em game online do The New York Times Magazine, Justin Hal?”

A resposta da Cnet é que os três, em alguma medida, podem ser considerados os primeiros blogueiros.

Winer é um pioneiro das técnicas de licenciamento e editor do Scripting News, que lançou em abril de 1997. Na época, ele não usava o termo "web log", que deu origem depois ao blog.

Barger, um programador futurista, disse, em entrevista para a Cnet, que é ele o inventor do termo "Web log". Em dezembro de 1997, criou o RobotWisdom.com, uma coleção de links de artigos sobre políticas, livros e tecnologias.

Outros atribuem o feito a Justin Hall, que logo depois de a web comercial ser criada, começou em janeiro de 1994 uma espécie de diário na internet, o link.net.

Independente de quando floresceu o primeiro blog, atualmente o Technorati, um dos principais serviços de indexação e busca da blogosfera, conta 72 milhões blogs.

Segundo a empresa, são criados 175 mil blogs por dia. Cerca de 1,6 milhão de posts são publicados diariamente, o que significa uma atualização a cada 18 segundos. Muitos deles, é verdade, continuarão anônimos e são natimortos.

Para saber mais sobre blogs e sobre a blogosfera recomendo a leitura da entrevista da pesquisadora Daniella Bertocchi para Tiago Dória.

Agora que sabemos quem são os “dinossauros” da blogosfera mundial, quem foram os primeiros brasileiros a blogar? Alguém aí quer contribuir para a polêmica?




Publicado por Ralphe Manzoni Jr. às 13h17



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio