Viewed 520 timesNa versão 2.5.1 do Expresso – recém-lançada na comunidade e disponível na seção de downloads do site (http://goo.gl/Dp1jC)– promete facilitar (e muito) a vida dos usuários na hora de acompanhar a execução de atividades e tarefas. Antes era preciso abrir cada um desses compromissos de maneira independente só para visualizar o status.
No novo modo de exibição, as tarefas e atividades (diárias, mensais e semanais) estão dispostas no calendário da interface principal da Agenda. Bolinhas (com variações de cores) apontam o status de execução da tarefa ou atividade correspondente.
Confira mais detalhes em http://goo.gl/2Xgz0
PSL-Brasil - Debian na estação espacial internacional da NASA - Software Livre
Viewed 240 timesAgora tem Debian GNU/Linux rodando nos laptops da Estação Espacial Internacional da NASA.
Alguns dos motivos que levaram à migração para Debian GNU/Linux, segundo Keith Chuvala, gerente das Operações de Computação Espaciais e líder do time de integração de laptops e redes da ISS:
- "Nós migramos funções chave de Windows para Linux porque precisávamos de um sistema operacional que fosse estável e confiável - um que nos desse controle interno. Um que se precisássemos modificar, corrigir ou adaptar, pudéssemos fazê-lo."
Específicamente, os astronautas da ISS usarão Debian 6. Enquanto não é a mais nova versão do Debian, já que o Debian 7.0 foi lançado em 4 de maio 2013, Debian é bem testado e confiável.
Leia a matéria original completa, com mais motivos de migração para Debian GNU/Linux em
http://www.zdnet.com/to-the-space-station-and-beyond-with-linux-7000014958/
PSL-Brasil - Debian na estação espacial internacional da NASA - Software Livre
PSL-Brasil - Debian foi escolhido o novo sistema operacional do Google Computing Engine - Software Livre
Viewed 377 timesApós o lançamento do Debian 7 “Wheezy” nesta semana, a Google anunciou que o escolheu como sistema operacional padrão do seu sistema de Cloud Computing, o Google Compute Engine.
Leia mais em
http://sejalivre.org/debian-foi-escolhido-o-novo-sistema-operacional-do-google-computing-engine/
e a reportagem original em inglês
http://techcrunch.com/2013/05/08/debian-will-serve-as-the-default-os-for-google-compute-engine/Leia o post Google oficial:
http://googleappengine.blogspot.com.br/2013/05/bringing-debian-to-google-compute-engine.html
http://www.debian-rs.org
Siga o Debian-RS
https://plus.google.com/108651524183181696798
PSL-Brasil - Oportunidade para desenvolvedores e designers - Software Livre
Viewed 1597 timesQue tal trabalhar 12 meses desenvolvendo código livre para o Governo Federal, ajudando a promover a Participação Social? A Secretaria Geral da Presidência caba de ser publicado o edital para contratação de consultores de código e designer para o portal da participação social,uma oportunidade para trabalhar durante 12 meses com códigos livres dentro do governo, na linha das metodologias de participação social e construção de conhecimento sobre ela.
Os interessados em participar do processo seletivo a que se refere este Termo de Referência deverão encaminhar, até o dia 24
Segue abaixo informações sobre o edital:
Edital 004/2013
O Edital 004/2013 visa a selecionar consultores que subsidiarão a construção do Portal da Participação Social, por meio da proposição das metodologias de organização da informação e interação participativa daquele espaço virtual, bem como da criação de suas interfaces de interação e experiência de usuário (UX).
*Publicação no Correio Braziliense: 12/05/2013*
- Acesse o Edital
- Acesse o Termo de Referência do Perfil 1
- Acesse o Termo de Referência do Perfil 2
Os interessados em participar do processo seletivo deverão encaminhar, até o dia 24/05/2013, impreterivelmente, mensagem eletrônica para o endereço projetobra12018@presidencia.gov.br contendo arquivos digitais do Curriculum
Vitae (Modelo Padrão) e dos certificados comprobatórios das qualificações previstas.PSL-Brasil - Oportunidade para desenvolvedores e designers - Software Livre
PSL-Brasil - Debian GNU/Linux agora é o sistema operacional padrão da Google Compute Engine - Software Livre
Viewed 553 timesAgora é oficial: o Google confirma publicamente que está usando o Debian Gnu/Linux no Google Compute Engine e está tornando-o o sistema operacional padrão para os desenvolvedores que usam o serviço. O Google dará suporte para o Debian 6.0 e para o 7.0, lançado nesse mês de maio.
O Debian GNU/Linux é o sistema operacional livre que a Colivre adota, desde da fundação da cooperativa (a 7 anos), como padrão na sua infraestrutura de desenvolvimento e de serviços web.
No post sobre o anúncio, o Google justifica sua decisão citando as melhorias no lançamento do Debian 7.0: a segurança foi fortalecida, há uma melhor compatibilidade entre 32 – 64 bits, e ele aborda também a importância do feedback de umas das maiores comunidades de software livre do mundo.
Fontes:
http://googleappengine.blogspot.com.br
PSL-Brasil - Envie sua palestra para o Tchê Linux edição Vale do Sinos em Novo Hamburgo, RS - Software Livre
Viewed 284 timesLicensed under CC (by-nc-sa)Até dia 07 de junho você pode enviar sua proposta de palestra para o evento Fórum de Software Livre do Tchê Linux edição Vale dos Sinos em Novo Hamburgo, RS.
O evento será em 10 de agosto.
Envie sua proposta de palestra preenchendo o formulário de palestrante no site do evento.
Lá você também pode ver mais detalhes.
PSL-Brasil - Linux para hardware com recursos limitados - Software Livre
Viewed 412 times
Esta distribuição inclui muitas características modernas, como grande número de programas pré-configurados para o uso diário, dockbar para lançar aplicações, controle parental, fácil instalação de software non-free e codecs de mídia, e configuração rápida através de os scripts automatizados.
Artigos relacionados com Emmabuntüs em Português:
PSL-Brasil - Linux para hardware com recursos limitados - Software Livre
PSL-Brasil - Participe durante a vídeo palestra Debian 7.0 as novidades dia 18 junho 2013 - Software Livre
Viewed 604 timesDurante a transmissão ao vivo da vídeo palestra do CISL Debian 7.0 as novidades, você poderá participar também.
No dia 18 de junho 2013, das 14h às 16h, você poderá enviar perguntas por e-mail, twitter e facebook.
Não deixe de tirar suas dúvidas sobre os novos recursos da distribuição Linux e as diferentes versões Debian Estável, Testing, Unstable e seus cenários de uso além da distribuição com kernel do FreeBSD.
Saiba mais na página da agenda de eventos do grupo de usuários Debian-RS.
PSL-Brasil - Entrevista Pocast sobre a importância da Migração do samba3 para o samba4 - Software Livre
Viewed 291 timesA Tempo Real Eventos disponibiliza mais uma entrevista Podcast: Samba 4: Saiba porque é necessário atualizar o seu Samba3.A entrevista descontraída feita com Marcos Sungaila, diretor da Savant Tecnologia, aborda os seguintes tópicos:- O que é o Samba4
- Compatibilidade com a versão Samba3
- Diferenças entre a versão samba3
- Recursos necessários
- Estabilidade
- Casos de sucesso Savant de implementações já realizadas
- Benefícios
- Pontos negativos
- Processo de migração (dicas úteis)
- Considerações geraisSegundo Marcos Sungaila vale destacar que "O Samba3 não é mais atualizado desde Dezembro de 2012. Apenas correções críticas de seguranca estão sendo realizadas. Quem usa Samba mais cedo ou mais tarde terá que utilizar o Samba4. O processo de Migração pode não ser tão simples. Planejamento é fundamental e necessario!".A entrevista pode ser baixada em formato mp3 ou conferida na web e ainda em smart phone / tablet através do uso do aplicativo soundcloud.Conheça também o treinamento Tempo Real Eventos sobre Samba4, ministrado por Marcos Sungaila: http://www.temporealeventos.com.br/?area=169-samba-com-ldap-Integracao-entre-Windows-e-Linux-curso-presencial-em-sao-paulo-com-marcos-sungaila-da-savant-na-tempo-real-eventos
Mais treinamentos sobre Infraestrutura: http://www.temporealeventos.com.br/?area=1-Infraestrutura-de-Servicos-de-TI-treinamentos-praticos-mao-na-massa-&tipo=1&id=3272
PSL-Brasil - Está muito mais fácil pesquisar por mensagens no Expresso 2.5.1 Beta - Software Livre
Viewed 328 timesQuantas vezes você queria anexar uma mensagem no Expresso, mas não sabia em que pasta encontrá-la? Na nova versão do Expresso, lançada em maio na comunidade, este problema pode ser facilmente solucionado, já que que agora conta com um campo que permite a pesquisa por mensagens na tela.
E mais: esta pesquisa também é compatível com o Novo Arquivamento Local, buscando dados nas mensagens arquivadas localmente. Para testar a nova versão do Expresso, basta baixar na seção de downloads do site do Expresso Livre. Confira em http://goo.gl/Dp1jC.
Mais informações em: http://goo.gl/bCSm4
PSL-Brasil - Está muito mais fácil pesquisar por mensagens no Expresso 2.5.1 Beta - Software Livre
PSL-Brasil - Manifesto sobre a eficiência contínua dos ataques cibernéticos - Software Livre
Viewed 546 timesO engenheiro José Ricardo de Oliveira Damico escreveu um manifesto sobre a eficiência contínua dos ataques cibernéticos. Ele participa de diversas listas de discussão de segurança e mesas redondas sobre o assunto e resolveu questionar a necessidade de centrar esforços em como proteger sistemas operacionais proprietários para usuários finais, com anti-vírus, "secure-boot", controle de binários, lojas de aplicações e demais ações restritivas. De acordo com ele, ninguém mais se importa em entender as questões fundamentais que tornam tais sistemas inseguros e como as ações de prevenção à ataques cibernéticos acabam por prejudicar mais do que ajudar os usuários. Outra questão é que parece existir um consenso autoritário e unilateral que diz: "Não importa os direitos do usuário desde que ele esteja seguro e não nos processe."
O texto completo pode ser acessado aqui e lido abaixo:
Manifesto sobre a eficiência contínua dos ataques cibernéticos.
Conceito-chave: O computador pessoal como conhecemos é uma máquina de propósito geral e enquanto ela assim for, os requisitos para criação e disseminação de vírus digitais, serão satisfeitos.
Futurologia: Chegará um tempo - e este dia está próximo – no qual não importa a capacidade de processamento que seu computador possua, ele será severamente impactado pelos programas de prevenção à ameaças virtuais os quais perderão sua eficácia progressivamente.
Postulado 1: A natureza do uso dos computadores pessoais mimifica a natureza de seus usuários. O uso dos computadores pessoais se baseia nos pilares de socialização, troca de unidades de dados e cooperação entre outros computadores, controlados ou não por pessoas, mas definidamente manipulados por elas. Para que este uso aconteça, os computadores precisam ser equipados com partes e programas que possibilitem a conexão com outros computadores. Quando estas conexões acontecem e persistem indepentemente de seus usuários, temos um organismo, com capacidade de se modificar e manter um ecossistema próprio. A Internet é apenas um ambiente propício a este tipo de organismo em diferentes tipos de ecossistemas. Assim como é um ambiente propício ao aparecimento de ameaças epidêmicas.
Postulado 2: No que diz respeito a sistemas operacionais populares para computadores pessoais, aquele que se tornar o predominantemente usado naturalmente atrairá mais tentativas de ataque. O sucesso dos ataques está inversamente relacionado com o número de hackers que possuem acesso ao código fonte do sistema operacional. Há uma exceção virtual a este postulado, baseada na adoção de um grupo de medidas por parte dos fabricantes do sistema operacional em conjunto com os fabricantes dos computadores pessoais que usarão tal sistema. Portanto um sistema operacional popular para computadores pessoais, pode conter o sucesso aos ataques através das seguintes ações:
- Limitar o computador pessoal ao funcionamento de uma única linha de sistema operacional;
- Limitar e monitorar os distribuidores e desenvolvedores de software;
- Habilitar um único meio de instalação de aplicativos;
- Ter o poder de desinstalar e instalar aplicativos no computador do usuário, sob pena de desativação dos recursos fundamentais do sistema operacional;
- Impedir o desenvolvimento de drivers por terceiros;
- Impedir a compilação de aplicativos no próprio sistema operacional.
Esta exceção é chamada de virtual, pois um computador pessoal administrado por um sistema operacional que tem implementada tais medidas, falhará em alcançar importantes grupos de usuários que dependem de aplicações que se chocam com estas mesmas medidas. Nesse caso a popularidade desse sistema operacional seria afetada a ponto de: ou não ser considerado popular ou não ser aplicável a computadores pessoais.
Postulado 3: Todo usuário que não se posiciona diante dos riscos de uso de um determinado sistema operacional em determinadas condições e ambientes, é deliberadamente co-responsável de um ataque cibernético ocorrido em um computador por ele usuado, de seu domínio.
Postulado 4: No contexto em que este manifesto foi escrito, a mensagem final é a seguinte, se você é usuário de um sistema operacional popular cuja o código fonte não pode ser auditado livremente, sua identidade na web será roubada, você terá danos pessoais e financeiros e contribuirá com um ataque cibernértico cuja vítima final não é você. É apenas uma questão de tempo. Não importa o quão equipado de programas de proteção e prevenção contra vírus e ataques virtuais esteja o seu computador. As únicas formas de uma máquina com o tipo de sistema operacional citado, não ser uma ameaça iminente à segurança são: a) Mantê-la desconectada da Internet; b) Vincular suas transações online com recursos de encriptação embarcados em processadores e independentes do sistema operacional.
Validade: Este manifesto é válido do momento em que foi escrito, até três possíveis épocas: 1) Quando, a linha de sistemas operacionais predominantemente usada nos dias atuais mude para um kernel disruptivamente diferente do existente; 2) Quando os usuários mudarem para uma linha de sistemas operacionais que possuam um kernel disruptivamente diferente do predominantemente usado hoje; 3) Quando os computadores pessoais não sejam mais máquinas de propósito geral (O que força a ocorrência das épocas 1 e 2). Paradoxalmente, se os computadores pessoais deixarem de ser máquinas de propósito geral, todo esse manifesto será desconstruído assim como a principal ferramenta de criação individual de nossa era.
José Ricardo de Oliveira Damico
PSL-Brasil - Manifesto sobre a eficiência contínua dos ataques cibernéticos - Software Livre
PSL-Brasil - Software Livre em xeque no Paraná - Software Livre
Viewed 533 timesDesde 2003, o Governo do Estado do Paraná tornou-se uma referência nacional no que diz respeito a independência e inovação tecnológica sustentável.
Seja pelo compromisso firmado pelo Governo do Estado em prol da adoção de soluções livres e de padrões abertos, seja pelas ações exemplares da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná - CELEPAR, a mais antiga empresa pública de informática no Brasil e que neste ano completa 49 anos.
Há quatorze anos, o primeiro projeto de lei versando sobre o uso preferencial de Software Livre pelo Governo Federal foi apresentando na Câmara dos Deputados e continua tramitando até os dias de hoje. Quatro anos depois, foi aprovada e sancionada, no Paraná, as leis 14058/2003 e 14195/2003 que tratam sobre o uso preferencial de soluções tecnológicas livres e de código-fonte aberto pelo Governo do Estado do Paraná.
Desde então, o Governo do Estado do Paraná vem promovendo ações como o Paraná Digital - ação de Inclusão Digital presente em mais de duas mil escolas públicas, atendendo a um milhão e meio de crianças e adolescentes, possibilitando o desenvolvimento socioeconômico sustentável utilizando Software Livre. Muito além da simples formação técnica, está o exemplo de que o desenvolvimento pessoal se dá também pela colaboração e compartilhamento. Com uma base de mais de meio milhão de usuários, distribuídos entre 167 instituições, o Expresso Livre é sem dúvida o maior exemplo de que é possível desenvolver soluções tecnológicas de alta qualidade, e de forma colaborativa, no Brasil.
O Expresso Livre nasceu da necessidade de uma ferramenta corporativa de correio eletrônico livre para o Estado do Paraná. Desde o princípio, rapidamente foi ganhando novos colaboradores, novas instituições aderiram e a tornaram uma solução tecnológica de excelência amplamente utilizada e desenvolvida.
Tratando o Software, expressão prática do conhecimento, como um meio de produção e não simplesmente como um produto, o Governo do Paraná possibilitou o surgimento de novos empreendimentos econômicos com bases sólidas sobre as tecnologias disponibilizadas.
Novos empreendimentos econômicos surgiram, utilizando, desenvolvendo e recompartilhando o conhecimento disponibilizado livremente, oferecendo soluções inovadoras, com alto valor agregado. Competitividade é o fruto mais doce da inovação, e inovação é o resultado direto do ousar o novo e ao adotar instrumentos e ações para a promoção de um ambiente aberto o Estado do Paraná lançou bases para um novo paradigma desenvolvimentista. Ao ser pioneiro na abertura dos códigos fontes de suas soluções tecnológicas o Estado do Paraná contribuiu diretamente para o desenvolvimento socioeconômico do estado e do Brasil.
No mesmo ano em que se comemora os 10 anos do compromisso firmado pelo Governo do Estado do Paraná com a liberdade e a independência tecnológica, no dia 09 de Abril o governador do Paraná Beto Richa assinou um acordo de intenções com a Microsoft no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. O presidente da Microsoft Brasil sequer teve o trabalho de se deslocar até o Paraná para assinar tal acordo.
Este, claro, não é um fato isolado, em 2008 o Governo do Estado da Bahia firmou acordo parecido com a Microsoft.
Nota-se um crescente retrocesso nas políticas e ações públicas na questão da adoção e fomento de ações ligadas ao Software Livre e sobre os Padrões Abertos. No ano em que se comemora os 30 anos do início do desenvolvimento do Sistema Operacional GNU e os 20 anos desde o registro do primeiro usuário GNU/Linux no Brasil, temos pouco a comemorar.PSL-Brasil - Software Livre em xeque no Paraná - Software Livre
PSL-Brasil - Membros do CCSL-USP ministram workshop sobre Noosfero na Secretaria Geral da Presidência da República - Software Livre
Viewed 910 timesLicensed under CC (by)Membros do CCSL-USP ministram workshop sobre Noosfero na Secretaria Geral da Presidência da República, em Brasília. O encontro está acontecendo neste momento e este é um teste de compartilhamento de conteúdo usando o Noosfero.
PSL-Brasil - Projeto Lab Cultura Viva lança série de televisão produzida com plataforma livre - Software Livre
Viewed 581 timesPor Gabriel GalliO Pontão de Cultura da Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançou, nesta quarta, 6 de junho, uma série de televisão produzida utilizando como apoio uma plataforma livre de armazenamento e edição de vídeos online. A série, que retrata a produção audiovisual de Pontos e Pontões de Cultura no Brasil, pode ser assistida na plataforma online do projeto e será exibida na TV Brasil e pela TVE/RS.Atualmente, 5 mil horas de vídeo estão hospedadas na plataforma, que transmite 40 gb de streaming por mês e permite a incorporação dos vídeos em outros sites. Ao todo, o servidor possui oito terabytes de disco rígido e utiliza um link de 1 gbps de velocidade, fornecido pela Rede Nacional de Pesquisas (RNP).Cícero Silva, coordenador da plataforma, classifica a iniciativa como o primeiro servidor púbico de video que hospeda videos e realiza streaming. Ele explicou que a ferramenta de gerenciamento de conteúdo usada é o Drupal, combinado ao Kautura, software livre de edição de video online. "Não queríamos usar uma ferramenta comercial, pois precisamos garantir o arquivamento deste material independentemente das mudanças nas plataformas. Estes vídeos são patrimônios gerados com dinheiro publico e precisam de uma atenção especial. Se formos alugar um servidor de streaming e colocar uma grande carga, também pagaríamos muito caro", afirma.
PSL-Brasil - Aberta Chamada de Trabalhos VIII Solisc - Software Livre
Viewed 377 timesFoi liberada ontem, a chamada de trabalhos, para o VIII Solisc, Congresso Catarinense de Software Livre, que ocorrerá novamente em Florianópolis, entre os dias 20 e 21 de Setembro, depois de 2 anos, que vinha ocorrendo na cidade de São José.
As trilhas dos outros anos foram mantidas:
- Desenvolvimento
- Desktops/Distros
- Infraestrutura
- Software Livre em Geral
Então, envie seu trabalho, sua atividade para nosso evento, para detalhes acesse http://solisc.org.br/sge/openconf.php e realize sua inscrição.
Detalhes sobre o evento, acesse www.solisc.org.br
PSL-Brasil - Aberta Chamada de Trabalhos VIII Solisc - Software Livre
PSL-Brasil - Associação SOLISC Realiza Chamada de Novos Membros - Software Livre
Viewed 352 timesA Associação Software Livre de Santa Catarina, criada em 2009, para amparar o mais importante evento de Software Livre de Santa Catarina, SOLISC (www.solisc.org.br) bem como promover ações que ampliem o alcance sobre o uso e o desenvolvimento com ferramentas sob licenciamento livre, mormente conhecidos simplesmente por “Software Livre”, convida os interessados em fazer parte da sua lista de discussão. A partir deste ano o objetivo da Associação será maior do que a realização de um evento anual. Outrossim, visa a ampliar o processo de promoção do Software Livre em Santa Catarina, nas mais amplas esferas da sociedade catarinense. Por isso, precisamos mudar a forma de pensar a existência e a atuação de nossa Instituição. Precisamos ser mais arrojados e ampliar a atuação de nossa Associação, bem como nosso desenvolvimento institucional.
Essa chamada por novos membros tem por base a compreenção de que a renovação de seu quadro é saudável e providencial, pois como todos sabem, voluntariado tem prazo de validade e cada um oferta suas habilidades e competências conforme sua disponibilidade e dentro de suas limitações.
Para amparar diversas atividades como a organização do SOLISC, a promoção do projeto de Lei ODF para Santa Catarina, o desenvolvimento de ciclo de palestras com foco em Software Livre, entre outras, se justifica essa chamada, considerando que no final do ano, teremos eleições para nova diretoria da Associação.
Os interessados podem se cadastrar em https://groups.google.com/forum/?hl=pt-BR&fromgroups#!forum/kernel-solisc e depois, se apresentar dizendo de onde são e qual é seu envolvimento dentro do movimento de Software Livre.
PSL-Brasil - Associação SOLISC Realiza Chamada de Novos Membros - Software Livre
sexta-feira, junho 28, 2013
PSL-Brasil - Acompanhar atividades e tarefas está bem mais fácil com o Expresso 2.5.1 Beta - Software Livre
Viewed 510 timesNa versão 2.5.1 do Expresso – recém-lançada na comunidade e disponível na seção de downloads do site (http://goo.gl/Dp1jC)– promete facilitar (e muito) a vida dos usuários na hora de acompanhar a execução de atividades e tarefas. Antes era preciso abrir cada um desses compromissos de maneira independente só para visualizar o status.
No novo modo de exibição, as tarefas e atividades (diárias, mensais e semanais) estão dispostas no calendário da interface principal da Agenda. Bolinhas (com variações de cores) apontam o status de execução da tarefa ou atividade correspondente.
Confira mais detalhes em http://goo.gl/2Xgz0
PSL-Brasil - Debian na estação espacial internacional da NASA - Software Livre
Viewed 235 timesAgora tem Debian GNU/Linux rodando nos laptops da Estação Espacial Internacional da NASA.
Alguns dos motivos que levaram à migração para Debian GNU/Linux, segundo Keith Chuvala, gerente das Operações de Computação Espaciais e líder do time de integração de laptops e redes da ISS:
- "Nós migramos funções chave de Windows para Linux porque precisávamos de um sistema operacional que fosse estável e confiável - um que nos desse controle interno. Um que se precisássemos modificar, corrigir ou adaptar, pudéssemos fazê-lo."
Específicamente, os astronautas da ISS usarão Debian 6. Enquanto não é a mais nova versão do Debian, já que o Debian 7.0 foi lançado em 4 de maio 2013, Debian é bem testado e confiável.
Leia a matéria original completa, com mais motivos de migração para Debian GNU/Linux em
http://www.zdnet.com/to-the-space-station-and-beyond-with-linux-7000014958/
PSL-Brasil - Debian na estação espacial internacional da NASA - Software Livre
Assinar: Postagens (Atom)