Servidores municipais receberam treinamento em software livre. A disseminação das tecnologias livres no interior do país é uma das estratégias do Ministério, que apoia o movimento software livre.

Cerca de 3 mil servidores municipais foram capacitados para atuar como coordenadores e monitores dos 5.564 telecentros comunitários instalados pelo Ministério das Comunicações, em diversos municípios brasileiros. O treinamento foi em softwares livres de importante utilização em telecentros.

"A rede federal de educação tecnológica vai funcionar como indutor e disseminador dessa tecnologia nos municípios, e isso reforça o compromisso do Ministério com a política de Software Livre do Governo Federal", defendeu Carlos Paiva, coordenador de acompanhamento de projetos especiais do Mnistério das Comunicações.

A capacitação foi realizada com a parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET). O Ministério investiu R$ 6,2 milhões no custeio de locomoção para os servidores, que foram distribuídos pelos 215 IFETs do país.

Telecentro

Os telecentros comunitários são espaços destinados a inclusão sócio-digital dos moradores locais, no espaço é oferecido acesso gratuito aos computadores e à Internet, várias iniciativas oferecem cursos diversos e capacitação profissional.  O uso intensivo de software livre, nesses ambientes, é o que permite às comunidades a integração dessas novas tecnologias no cotidiano.