Êxodo em massa de colaboradores do OpenOffice.org para LibreOfficeNovember 3, 2010, by Vitorio Furusho - No comments yetViewed 74 timesA comunidade OpenOffice.org declarou a independência da Oracle como membros e se uniram ao projeto LibreOffice, uma suite de escritório de código aberto. Em uma carta aberta publicada na lista de discussão deOpenOffice.org, um grupo de mais de 30 colaboradores afirmaram a sua intenção de abandonar o código base da Oracle em favor de LibreOffice. Eles afirmam que o ambiente da The Document Foundation é mais abrangente e oferece gestão orientado pela comunidade, uma oportunidade para poder avançar no software.
O projeto LibreOffice foi lançado em 28 de setembro passado em meio a preocupações de que a Oracle não iria corrigir os problemas por muito tempo com o processo de desenvolvimento do OOo e modelo de gestão. O novo projeto é apoiado pela The Document Foundation, a nova fundação, que incluem pesos-pesados do mundo Gnu/Linux, como a Red Hat, Novell, Google e Canonical entre os seus apoiadores. O grupo esperava inicialmente que a Oracle iria concordar em participar, mas a gigante do software parece não ter interesse em encontrar um meio termo.A Oracle insiste em que a participação nos dois projetos representa um conflito de interesse e respondeu para o LibreOffice por forçar aos membros da TDF que têm assento no conselho da comunidade OOo para se demitirem de suas funções eletivas na liderança OpenOffice.org. A atitude intransigente da Oracle já provocou um êxodo em massa de membros da comunidade OpenOffice.org, em grupo de colaboradores independentes para a LibreOffice.
"A resposta para nós desta carta é clara: queremos uma mudança para dar à comunidade, bem como o software que desenvolve a oportunidade de evoluir", a carta aberta, diz. "Por esta razão, a partir de agora vamos apoiar a The Document Foundation e como uma equipe para desenvolver e promover LibreOffice. Esperamos que muitos se juntem a nós nessa jornada."
A Oracle pretende continuar desenvolvendo ativamente o OpenOffice.org, com ou sem o apoio da comunidade. Os desenvolvedores LibreOffice continuará incluindo melhorias realizadas pela Oracle, sempre que possível, mas as estatísticas publicadas recentemente mostram que a maior parte do projeto, o código é proveniente de novos colaboradores, completamente. Como LibreOffice atrai mais desenvolvedores, parece improvável que o OpenOffice.org será capaz de manter o ritmo. Michael Meeks (Novell) destaca algumas das recentes melhorias do LibreOffice, tais como a melhoria da funcionalidade de exportação RTF, publicado recentemente.A Oracle deixou bem claro que os colaboradores tinham que escolher entre OpenOffice.org e LibreOffice. Em função desse posicionamento sobre escolhas, parece-me que muitos colaboradores estão optando por LibreOffice.
por Ryan Paul
* fonte: ArsTechnicaPSL-Brasil - Êxodo em massa de colaboradores do OpenOffice.org para LibreOffice - Software Livre
Assinar: Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário