Iniciativa será articulada em vários estados e contará com a participação de 31 lan houses associadas ao CDI Lan.

Batismo Digital da 3ª Idade . Esse é o nome de uma ação organizada por 31 donos de lan houses, cujo início está marcado para o próximo sábado (04/9). O objetivo da iniciativa é ensinar idosos interessados no uso de computadores e internet.

Sem fins lucrativos, a projeto deverá ser executado durante quatro sábados seguidos, por quantos inscritos houver. As lan houses associadas ao CDI Lan – divisão do Comitê para Democratização da Informática que promove a inclusão digital via lan houses -  serão responsáveis por disponibilizar a tutoria ao público atendido. Ficará a cargo dos organizadores a escolha da metodologia de ensino.

"O Brasil é muito grande para se delimitar a metodologia. Em alguns Estados, pode ser mais comum o idoso ter o ensino médio completo, enquanto em outros não. Cada lan house conhece seu público", justifica o analista de projetos do CDI Lan, Rafael Pires, que supervisiona o evento.

A sugestão da entidade é que as lan houses utilizem o programa Oldnet, desenvolvido pela ONG Cidade Escola Aprendiz, do jornalista Gilberto Dimenstein, como material de base. O modelo consiste na promoção da inclusão digital a partir do encontro de gerações - jovens ensinam informática a idosos.

A organização do Batismo Digital da 3ª Idade está sendo feita de maneira colaborativa, em um fórum online. Os proprietários envolvidos discutem desde o desenvolvimento de um roteiro para as aulas, passando pela elaboração de uma ficha de inscrição padronizada, até a divulgação da iniciativa.

Todo o processo criativo e a coordenação da iniciativa estão sendo feitos por um número crescente de lan houses interessadas na promoção da inclusão digital para idosos. O CDI Lan se responsabiliza pelos meios e tecnologias que possibilitam o desenvolvimento da ação.

* fonte: IDGNow!