Um encontro de Cooperação Transfronteiriça Brasil-França, em Caiena, na Guiana Francesa, que acontece esta semana, debaterá as possibilidades de cooperação entre governo e empresas do Brasil e da França para viabilizar, num prazo menor do que o previsto atualmente, a interligação da cidade de Macapá via fibra ótica.

“Nós já contamos com um projeto que interligará Macapá a partir de Tucuruí (PA), mas trata-se de uma obra complexa, com previsão de conclusão até 2014, então estamos buscando alternativas mais ágeis, considerando a importância de oferecer uma comunicação eficaz e de menor custo à população do Amapá”, conta o assessor da Secretaria de Telecomunicações, Jovino Francisco Filho.

A reunião objetiva identificar alternativas capazes de acelerar o cronograma de conexão do estado do Amapá antes de 2014, colocando-o na malha do backbone nacional. Uma iniciativa semelhante, realizada por meio de parceria com a Venezuela, permitiu que Boa Vista fosse interligada via fibra ótica em agosto de 2009.

A mesma conexão está sendo ampliada até Manaus e deverá ser ativada ainda este ano. O acordo de cooperação transfronteiriça Brasil-França foi assinado em 1996, com o objetivo de promover a interação entre o Estado do Amapá e a Guiana Francesa e, dessa forma, contribuir para seu desenvolvimento comum em bases sustentáveis.

* fonte: Convergência Digital