Consegi 2010 mira na Computação em Nuvem e sistemas de governoJuly 1, 2010, by Miguel Matiolla - No comments yetViewed 49 timesIII edição do Consegi debaterá o avanço de serviços públicos com tecnologia em nuvem. Confira as novidades da programação.
Em sua terceira edição, o Consegi escolheu o tema do momento no mundo dos negócios da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para discutir a modernização dos sistemas estruturantes do governo eletrônico. A Computação em Nuvem estará presente no eixo temático do Consegi 2010, dividido em nove linhas principais, ramificadas em mais de 200 palestras e 50 oficinas. Para o presidente do Serpro, Marcos Mazoni, o evento co-realizado pela empresa com a Escola de Administração Fazendária tem uma relevância que ultrapassa sua esfera de trabalho.
"Esse evento é muito importante porque ele é agregador, coloca junto num mesmo ambiente as mais variadas ideias de qualificação do serviço público usando tecnologia da informação. Então, é o governo eletrônico discutindo não só a estrutura do Serpro, mas da Dataprev, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Forças Armadas, da Presidência da República, entre outros. É o governo discutindo num grande espaço para visualização e planejamento de todas as atividades da administração federal, junto ainda com ações de estados e municípios", explicou Mazoni.
Novidades
Unindo instituições da administração pública, sociedade civil e representantes de países parceiros, o Consegi 2010 seguirá com atividades como palestras, painéis, oficinas e atrações culturais, e terá novidades alinhadas à estratégia do evento. Segundo a Coordenadora Estratégica de Relações Institucionais do Serpro, Ana Amorim, o evento continuará seu esforço para reunir membros da academia, tanto do corpo docente como discente, e terá o dobro de oficinas em comparação ao ano passado, além de promover o encontro de comunidades de software livre.
Entre as principais novidades, Ana Amorim revelou ações que considera de destaque: "Achamos interessante realizar um Encontro de Empreendedores, onde vamos abrir espaço para os debates entre empresas que usam o software livre, com apoio do Sebrae. O presidente da instituição, Paulo Okamotto, está participando intensamente do Consegi, pois além de patrocinador, o Sebrae está com a responsabilidade de convidar os empresários. Outro destaque será a participação de um grupo de empresários, analistas e pesquisadores da Coreia do Sul, que será o País Focal esse ano", enfatizou.
Consegi chega à nuvem
Ainda em processo de se estabelecer como um ramo da ciência da computação, a tecnologia coma denominação original Cloud Computing tem várias definições. Para o analista do Serpro Luis Cláudio Tujal, uma definição interessante pode ser encontrada no site do National Institute of Standards and Technology (NIST), traduzida por ele como "um modelo para possibilitar acesso de rede adequado e sob demanda a um pool compartilhado de recursos computacionais configuráveis (redes, servidores, armazenamento, aplicações e serviços) que podem ser rapidamente aprovisionados e liberados com um esforço de gerenciamento mínimo ou mesmo baixa interação com o provedor de serviços".Segundo Tujal, também que se pode estender este conceito à associação da Computação em Nuvem a cinco características que são: elasticidade rápida, acesso em banda larga, auto-serviço sob demanda, serviços mensuráveis e pooling de recursos.
A partir desses conceitos, o analista descreveu o entendimento do Serpro sobre essa nova técnica e seu uso na empresa: "O Serpro entende que as nuvens por ele construídas deverão ser federadas, sob uma perspectiva de nuvem governamental. Isto significa dizer que as nuvens de governo brasileiro terão requisitos de segurança e colaboração próprios, definidos pelo governo, e que os serviços que estarão nestas nuvens devem ser públicos e de utilidade pública. Devem ser serviços que possam ser pensados como naturalizados, cada vez mais presentes e imperceptíveis para o cidadão", detalhou Tujal.
A programação completa do evento e seus eixos temáticos já estão disponíveis no site do do Congresso, com mais informações sobre eventos paralelos como Cloud Camp e Encontro de Empreendedores e Comunidades. Acesse o endereço www.consegi.gov.br, conheça todos os detalhes do Consegi 2010 e faça sua inscrição gratuita.
Fonte: Serpro
PSL-Brasil - Consegi 2010 mira na Computação em Nuvem e sistemas de governo - Software Livre
Assinar: Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário