Pesquisa global realizada com 500 presidentes aponta otimismo em relação ao aquecimento dos mercados no primeiro semestre do próximo ano.

A economia mundial deve voltar a crescer a partir do segundo trimestre de 2010 e a área de tecnologia da informação (TI) será a principal responsável por essa retomada. É o que aponta pesquisa global feita pela consultoria Cook International e pela rede de recrutamento de executivos InterSearch, representada no Brasil pela empresa de capital humano Mariaca.

Do total de 500 Chief Executive Officers (CEOs) entrevistados em vários países, 22,8% mostraram-se bastante otimistas. Entre os setores que devem impulsionar esse reaquecimento, tecnologia aparece em primeiro lugar, com 51% das respostas.

Para Patrícia Epperlein, sócia-diretora da Mariaca e integrante do board da Intersearch, no Brasil o fato da TI liderar a retomada do mercado deve-se a alguns movimentos. O primeiro deles está ligado ao processo de fusões entre grandes bancos, a exemplo do Itaú/Unibanco e Santander/ABN Real.

“Operações que vão culminar em altos investimentos em TI, eliminando qualquer possibilidade de desestabilizar o segmento”, afirma. Ela cita os investimentos de 2,5 bilhões de reais anunciados em TI e o orçamento do Itaú estimado em cerca de 3 bilhões de reais.

Outro aspecto destacado por Patrícia é a forte demanda das empresas por serviços de terceirização. O que leva a tecnologia a ser um importante aliado das organizações nas políticas de redução de custo, principalmente nesse momento de crise.  “Com isso, quem ganha é o setor de tecnologia que se mantém forte”.


Fonte: Computer World