Linux ganha suporte a multi-toqueJune 17, 2009, by Miguel Matiolla - No comments yetViewed 26 timesPatch para o kernel 2.6.30 permite ampliação de imagens e rolagem de documentos com gestos com os dedos, como no iPhone.
Um grupo de desenvolvedores ligado ao Laboratório de Computação Interativa da ENAC, Escola Nacional de Aviação Civil em Toulouse, na França, desenvolveu um aprimoramento que permite ao Linux reconhecer e processar múltiplos toques simultâneos (multi-touch) em um painel sensível ao toque (touchscreen), como no iPhone.
O patch, escrito para o kernel 2.6.30, funciona em máquinas equipadas com painéis sensíveis ao toque da Broadcom (5974), Stantum, NTrig or DiamondTouch. Atualmente no estágio de "prova de conceito", o código expõe os "eventos" (como são chamados os toques) registrados pelo painel em um dispositivo virtual chamado /dev/input/eventX, que pode ser lido diretamente pelos aplicativos.
Numa demonstração em vídeo publicado no YouTube (tinyurl.com/laf88c), os desenvolvedores realizam truques típicos do iPhone, como a rotação e ampliação de imagens e janelas com gestos feitos com dois dedos, ou a rolagem de listas e documentos com um gesto rápido com um dedo só. Todo o processamento das imagens é feito pelo gerenciador de janelas Compiz, que pode usar a placa de vídeo da máquina (mesmo as limitadas GPUs "onboard" da Intel, comuns em netbooks) para acelerar as animações.
Segundo os programadores, o projeto foi desenvolvido em parceria com a fabricante de painéis sensíveis ao toque Stantum, com os especialistas em interação homem-máquina do IntuiLab e com designers para cockpits de aeronaves da Thales Aviation, que exploram novas idéias em interfaces para facilitar o trabalho dos pilotos.
Não há previsão de quando a tecnologia multi-toque no Linux estará pronta para o consumo pelas "massas", mas os desenvolvedores esperam que seu código, ou uma variante, seja incluído no Android, o sistema operacional do Google para smartphones.
fonte:ig tecnologia
PSL-Brasil - Linux ganha suporte a multi-toque - Software Livre
Assinar: Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário