sexta-feira, março 20, 2009

Agência Brasil - Tecnologia da informação ajuda empresas a ampliar negócios - Tecnologias

 
19 de Março de 2009 - 07h30 - Última modificação em 19 de Março de 2009 - 07h34


Tecnologia da informação ajuda empresas a ampliar negócios

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Rio de Janeiro - O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Riosoft vão iniciar um trabalho de identificação das necessidades de soluções de tecnologia da informação (TI) no interior do estado do Rio.

Criada em 1993 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Riosoft é agente do Programa Softex, do governo federal, que apóia a produção e o comércio do software brasileiro.

O diretor da Riosoft, Giosafatte Gazzaneo, explicou que, com base nos resultados do trabalho, poderão ser aplicados nos setores pesquisados instrumentos de suporte ao desenvolvimento das empresas, como o Programa de Estímulo ao Uso da Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (Proimpe), do Sebrae.

“Está prevista uma ação no interior do estado em algumas regiões e em Arranjos  Produtivos Locais (APL, aglomerações de empresas em uma mesma área geográfica, com a mesma vocação econômica) para a gente debater ‘in loco’ e fazer um diagnóstico real das demandas dessas empresas”.

Na  primeira fase, será analisado  o setor metal-mecânico, que engloba a região do Médio Paraíba. Já estão programadas também análises das áreas de confecções e turismo fluminenses.

Gazzaneo informou que 14 projetos do Proimpe estão sendo desenvolvidos no país com o objetivo de fortalecer soluções de TI nas empresas. No estado do Rio, ele destacou que a meta é a criação de uma rede de parcerias com as cidades de menor porte, entre fornecedores e empreendedores, além de um sistema de avaliação de qualidade e de conformidade de software e de um programa de capacitação de empresas do setor.

O consultor do Sebrae Luciano Bender acrescentou que dentro do Proimpe, poderá ser adotado pelas empresas fluminenses o programa Comércio Brasil, desenvolvido pela entidade desde 2006. O Comércio Brasil visa a proporcionar a micro e pequenas empresas e cooperativas de produtores e artesãos a oportunidade de incrementar suas vendas, aumentar as possibilidades de negócios por meio da formação de uma rede.

O Sebrae  identifica produtos e serviços que façam parte da vocação específica de uma região e que queiram expandir seus negócios e alcançar novos mercados. "Nosso objetivo é fazer o encontro perfeito do produto e serviço locais com a demanda em outro estado. E vice-versa”, disse Bender.

Ele reconheceu que, nos últimos cinco anos, as empresas fluminenses começaram a mostrar maior conscientização quanto à importância de fazer uso da tecnologia da informação para incrementar os negócios. “À medida que o volume de informação cresce, o empresário tem necessidade de estruturar melhor essa informação, para que possa tomar decisões. Esse é o papel da TI: facilitar a tomada de decisões”.

Por meio do Comércio Legal, o Proimpe fomenta o uso da TI nas empresas, promovendo novos negócios para grupos de empreendedores, atendendo tanto a demanda quanto a oferta. 

A demanda por TI no estado do Rio é tema de palestra que a Riosoft promove hoje (19). O encontro tem apoio da Federação Nacional das Empresas de Serviços Técnicos de Informática e Similares (Fenainfo) e será realizado na sede do Sindicato das Empresas de Informática do Estado.



 


Agência Brasil - Tecnologia da informação ajuda empresas a ampliar negócios - Tecnologias

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio