Fonte:
SÃO PAULO – Um worm tirou as redes de computadores do ar das emissoras americanas de TV CNN, ABC News e do jornal New York Times. A queda pode ter sido ocasionada por uma nova variante do Zotob, que aproveta brecha de segurança do Windows para infectar as redes. O acidente aconteceu ontem.
O worm começou a circular no último final de semana e atacou a rede da CNN durante uma transmissão ao vivo, mostrando uma mensagem de erro nos micros baseados em Windows 2000. A CNN informou que foram contaminadas as redes da emissora em Atlanta e Nova York.
O Zotob surgiu seis dias depois que a Microsoft anunciou uma atualização para corrigir vulnerabilidade do componente Windows Plug and Play do sistema operacional.
O worm busca falhas no Windows pelas portas TCP 445,8888 e 33333 e se propaga rapidamente pela rede, deixando o tráfego lento e até mesmo tirando computadores do ar, como aconteceu com as gigantes de mídia.
Os criadores do vírus desenvolveram rapidamente outras variantes do Zotob e, segundo empresas especializadas em segurança, já infectaram pelo menos 100 companhias pelo mundo a fora.
A Trend Micro acredita que a variante do Zotob que infectou as empresas de comunicação foi a do RBOT CBQ. O novo worm ataca as versões de Windows 2000, Server 2003 e XP.
Edileuza Soares, do Plantão INFO
Nenhum comentário:
Postar um comentário