quarta-feira, abril 13, 2005

Onde estão os empregos?



Fonte:



Várias regiões do País estão se destacando em segmentos como turismo e biotecnologia, vale a pena conferir onde estão as boas oportunidades de emprego

Já não é novidade que alguns setores da economia são e serão responsáveis por um grande número de ofertas de emprego. Turismo, telecomunicações, têxtil e biotecnologia são alguns dos destaques. Mas, o que muita gente não sabe é que o País está criando pólos especializados em segmentos específicos. E conhecê-los pode ajudar na busca por um emprego.

O Estado de Minas Gerais, por exemplo, se destaca dos demais na região Sudeste. É possível encontrar boas oportunidades de emprego nas indústrias de metal-mecânica, informática, química, biotecnologia e até no setor moveleiro e de agrobusiness. Já a cidade de Campinas, no interior do Estado de São Paulo, é um pólo de empresas de alta tecnologia, em especial, telecomunicações e informática. Grandes empresas como Lucent, Compaq e Motorola estão atuando na região e estão à procura de profissionais qualificados.

O setor de telecomunicações, juntamente com a indústria automobilística, é o destaque em Curitiba (PR). Já Florianópolis está atraindo grandes investimentos na área de turismo. Há vagas para quem quer atuar como garçom, cozinheiro, hoteleiro e até como programador e analista de sistemas. No Rio Grande do Sul, há dois destaques: na capital, Porto Alegre, a indústria eletrônica oferece oportunidades para técnicos e engenheiros eletrônicos. Em Novo Hamburgo, a indústria calçadista é responsável pela boa economia da região há muito tempo. Entretanto, Sobral (CE) também tem se destacado no segmento e abre oportunidades para profissionais com formação ou experiência no setor.

Mas é o setor de tecnologia da informação o responsável pela criação de vários pólos no País. Blumenau (SC), Brasília (DF), Ilhéus (BA), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Campina Grande (PB) são cidades que possuem ótimas ofertas de emprego para profissionais do setor. Campina Grande, por exemplo, foi considerada pelo periódico norte-americano Newsweek um modelo de centro tecnológico no Brasil.

Mas, voltemos ao senso comum: para conseguir uma ótima oportunidade de emprego, a qualificação é a palavra-chave. Investir em cursos de idiomas, principalmente no inglês, obter uma formação superior na área de afinidade, complementado com cursos de especialização ou pós-graduação, diferenciarão um candidato nos processos de seleção. Portanto, não perca tempo! As provas de que o mercado está precisando de bons profissionais estão aí. Batalhar por uma chance exige qualificação, dedicação e paciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio