A The Document Foundation (TDF) anunciou o lançamento da versão 3.4.2 do pacote de aplicativos para escritório em código aberto LibreOffice. De acordo com Italo Vignoli, membro da Comissão Diretiva da TDF, a terceira revisão do ramo 3.4.x do LibreOffice está agora pronto para usuários finais e empresas. As versões 3.4.0 e 3.4.1 eram destinadas à usuários avançados e aventureiros, e não eram recomendadas para uso em ambientes de produção.

Libreoffice

 

Vignoli diz que a versão 3.4.2 é o resultado da "atividade combinada de 300 colaboradores, que realizaram mais de 23.000 submissões de código, com a adição, deleção e modifição de aproximadamente cinco milhões de linhas de código." A SUSE e a Oracle forneceram aproximadamente 25% cada um, do total das contribuições. Novos voluntários individuais contabilizaram por outros 25% das contribuições, a Red Hat foi responsável por 20% do total. As submissões restantes vieram da Canonical e de outras companhias.

Os desenvolvedores afirmaram que a versão 3.4.2 é idêntica bit a bit ao candidato de lançamento (release candidate ou RC) 3 da versão. Usuários que já estiverem executando o RC3 em suas máquinas não precisam realizar outro download ou reinstalação. O lançamento de uma revisão 3.4.3 está agendada para o "final de agosto" e incluirá melhorias na estabilidade do programa e correções de segurança.

Mais informações sobre o lançamento, incluindo uma lista completa de novos recursos, podem ser encontradas nas notas de lançamento, na página 3.4 New Features e Fixes e em uma entrada no blog oficial da Document Foundation.

http://tdfsc.files.wordpress.com/2011/07/libreoffice-commitsbycompany.png?w=606&h=341

http://tdfsc.files.wordpress.com/2011/07/libreoffice-commitsbydeveloper.png?w=606&h=334

 

O LibreOffice 3.4.2 está disponivel para download para os sistemas Linux, Mac OS X e Windows.

O código-fonte do LibreOffice está licenciado sob a LGPLv3.

The Document Foundation (TDF)

LibreOffice Brasil

* fonte: The Document Foundation Blog

* fonte: Linux Magazine

* fonte: The H Open Source, em inglês.