Pelas minhas contas, é pelo menos a terceira vez que o Serpro apresenta o Expresso em Nuvem (veja a do FISL e a de novembro), sucessor do Expresso originado na Celepar (com base no código do alemão e-groupware) para suceder o controvertido Direto, da Procergs.

Segundo o anúncio de novembro, “O Expresso em Nuvem será comercializado como um cardápio de serviços no qual o cliente escolherá, de forma simples, o que precisa. O modelo de cobrança será simplificado e, basicamente, se dará a partir da capacidade de armazenamento que o cliente solicitar e da quantidade de aplicativos selecionados.”

Expresso

A nota da Info também informa que este novo Expresso em Nuvem é “uma solução desenvolvida em código aberto”, e nossos leitores do Serpro e da Dataprev estão convidados desde já a comentar dando mais detalhes sobre esta abertura, eventuais repositórios contendo o código e as instruções de instalação, os detalhes sobre as ferramentas, componentes e infra-estrutura livres empregadas no projeto (o SGBD utilizado, por exemplo), e outros detalhes que possam reforçar o orgulho da comunidade pelo grau de emprego de soluções livres nas soluções governamentais do nosso país!

Trecho inicial da Info:

O Serpro apresentou em conjunto com a Dataprev, ontem, em Brasília, o Expresso em Nuvem, primeiro serviço de computação em nuvem do governo brasileiro.

De acordo com as empresas de tecnologia, o objetivo da nova plataforma é ser uma suíte de comunicação completa, que agregue correio eletrônico, agenda, mensagens instantâneas, serviços VoIP, workflow, diretório único de governo, bem como a sincronização de mensagens e agenda com dispositivos móveis,  a todas as instituições públicas, independente do tamanho, desde pequenas prefeituras a grandes ministérios. (via info.abril.com.br)


PSL-Brasil - Expresso em Nuvem: Serpro apresenta sistema de comunicação e agenda – convite aos leitores - Software Livre

 



 

Technorati Marcas: : , , , , ,

 

 

BlogBlogs Marcas: : , , , , ,