A Fundação Ceee de Seguridade Social, 20º maior fundo de pensão do país, sediado em Porto Alegre, vinha convivendo nos últimos anos com um problema de telecomunicação que impunha algumas limitações a seu cotidiano: a central telefônica existente, bastante defasada tecnologicamente, não permitia expansões e carecia de peças de reposição. Com 97 colaboradores, uma carteira com mais de 13 mil participantes e provendo benefícios a sete mil aposentados e pensionistas, a entidade precisava evoluir na gestão de seu sistema de telefonia para manter a competitividade e a qualidade dos serviços.

Diante do desafio, a PROPUS INFORMÁTICA, de Porto Alegre, desenvolveu para o cliente um projeto de migração para uma plataforma de telefonia IP, baseada em software livre e padrões abertos. Utilizando os recursos de convergência, a tecnologia VoIP (voz sobre IP) possibilitaria implantar um sistema de comunicação por voz sobre a atual rede digital de dados da Fundação CEEE, baseada em protocolo IP (Internet protocol).

Na fase inicial de consultoria, a PROPUS detalhou as necessidades de comunicação do cliente, validou a estrutura de rede interna de dados e telefonia e definiu a arquitetura da solução e os equipamentos necessários. Um projeto piloto consistiu na instalação de um servidor com sistema operacional Linux para atuar como central telefônica VoIP PBXIP, utilizando o software livre Asterisk. A solução possibilitou a instalação e configuração do sistema operacional Debian no servidor disponibilizado e o entroncamento com o antigo PABX.

Depois de dois meses de piloto, o projeto foi estendido a todo o sistema de telefonia da Fundação CEEE. Segundo seu gerente administrativo, Elton Tubino Mainardi, a solução implementada teve custo inferior à aquisição de uma nova central telefônica e solucionou o problema imediato da expansão de ramais. Além disso, ampliou os recursos aos usuários, como encaminhamento de mensagens não atendidas para o e-mail, agenda com identificação de chamadas, secretária eletrônica, digitalização de fax e repasse via PDF para o e-mail, voice mail, teleconferências e gravação das chamadas em MP3. Representou também, segundo ele, uma expressiva atualização tecnológica para a Fundação, ao agregar a telefonia à estrutura de TI e ampliar os recursos de gestão do sistema.