Começa na próxima terça-feira a edição 2009 do Encontro Mineiro de Software Livre. O evento segue até o dia 17 e discutirá soluções para empresários que desejam reduzir custos utilizando software livre, apresentando casos de sucesso na adoção da plataforma aberta. Além disso, a organização também busca fomentar a aproximação e o intercâmbio entre os vários grupos que utilizam o software livre no Estado de Minas Gerais, assim como incentivar seu uso na sociedade e o processo colaborativo entre as diversas comunidades. Este ano, o encontro acontecerá na cidade de Itajubá.

A programação está dividida em cinco trilhas básicas:

  • Iniciantes - com palestras voltadas para introdução ao SL, por que usar e contribuir com software livre, introdução a licenças e patentes, por onde começar e onde pedir ajuda, softwares para iniciantes.
  • Negócios e Governo - com casos de uso e desenvolvimento de SL em órgãos do governo ou empresas; apresentação de ferramentas livres para gestão; padrões adotados pelo governo; e palestras que possam ajudar o empresariado a se beneficiar e contribuir com a plataforma aberta.
  • Sessão Técnica - oferece palestras e mini-cursos voltados ao público com experiência técnica em software livre.
  • Acadêmico - trilha voltada para a apresentação de trabalhos acadêmicos sobre desenvolvimento, qualidade de software, trabalhos que resultaram em produção de SL, protocolos ou padrões abertos.
  • Filosofia e Cultura - abordará questões sobre direito intelectual para desenvolver SL, modelo de desenvolvimento, interação com comunidade de desenvolvedores, uso de licenças, entre outros.


O Encontro Mineiro de Software Livre é uma iniciativa do Projeto Software Livre de Minas Gerais (PSL-MG), em parceria com a Minas Livre, grupo fomentador do desenvolvimento de SL no Estado, e com o apoio do Serpro e da Universidade Uni-BH. Para mais informações, acesse o endereço http://emsl.softwarelivre.org.

Fonte: Serpro