sexta-feira, julho 28, 2006

Comitê defende ODF como padrão de documento para o governo brasileiro




Fonte:



Comitê defende ODF como padrão de documento para o governo brasileiro

Entre as propostas encaminhadas durante a reunião do Comitê Técnico de Implementação do Software Livre (CISL) do governo federal, ocorrida na última terça-feira (25), no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, está a adoção do formato ODF (Open Document Format) pelo governo brasileiro.

É bom lembrar que a chamada arquitetura e-PING, ligada aos os Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico, já recomenda a utilização do ODF. No entanto, como enfatiza o gerente executivo de software livre da Cobra Tecnologia, Ricardo Bimbo, “é preciso normatizar o que é recomendado”. “Prazos e normas são realmente necessários”, completa o coordenador de Informática do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Paulo Oliveira.

Para o professor de Ciência da Computação da Universidade de Brasília, Pedro Rezende, a proposta da adoção do formato ODF é totalmente pertinente. “O padrão aberto é um pré-requisito para que o SL seja realmente livre em toda a sua inteireza”, afirma. “Não defendemos o OpenOffice ou o StarOffice, mas padrões livres para o Estado”, declara Ricardo Bimbo.

A efetiva utilização da arquitetura e-PING também foi tratada como prioritária pelo comitê. Os padrões de interoperabilidade, que preconizam a possibilidade de troca de dados e conteúdos oriundos de sistemas de informação diversificados, foram normatizados no ano passado. “No entanto, apesar de normatizada, a e-PING não é usada, de fato. Acredito que essa utilização efetiva provocará avanços no software livre”, avalia o assessor da diretoria do Serpro, Deivi Kuhn.

Com a decisão do grupo, o próximo passo será a elaboração de uma carta de recomendação à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e ao secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna. O documento recomendará a utilização efetiva da e-PING, bem como a adoção do ODF como formato padrão para o governo.

A próxima reunião do comitê está prevista para o dia 19 de setembro de 2006 e acontecerá na Regional Brasília do Serpro.

Comunicação Empresarial do Serpro, 27 de julho de 2006


Fonte: Comunicação Empresarial do Serpro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio