quarta-feira, julho 20, 2005

Gates: EUA enfrentam escassez de profissionais




Fonte:



Bill Gates afirmou que os Estados Unidos enfrentam uma escassez de engenheiros da computação qualificados, um problema que reflete a falta de interesse dos estudantes na profissão.

Segundo o presidente da Microsoft, está sendo muito mais fácil para a empresa encontrar esses profissionais em países como Índia e China.

"Temos muito pouco em relação ao que gostaríamos de encontrar aqui nos EUA", disse Gates na segunda-feira (18/07), durante um encontro de pesquisadores na sede da companhia.

Essa não é a primeira vez que o executivo demonstra preocupação com o mercado de profissionais no país. Em abril, durante um discurso na Biblioteca do Congresso Norte-Americano, o presidente da Microsoft pediu que os legisladores modificassem as leis relacionadas a visto para trabalhadores estrangeiros, citando dificuldades em empregar talentos da computação nos EUA.

Segundo o Instituto de Educação Superior da Universidade da Califórnia, o interesse de estudantes em ciências da computação caiu cerca de 60% entre os anos de 2000 e 2004.

"Há um mito de que tudo o que um cientista da computação faz é escrever códigos isolado, com interação social limitada", disse Gates. "O melhor que a Microsoft pode fazer é mostrar exemplos desses empregos e quão interessantes eles são".

Elizabeth Montalbano - IDG News Service, EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aúncio