A Document Foundation (TDF) anuncia o LibreOffice 4.0.4, para Windows, OS X e Linux, o quarto lançamento da família LibreOffice 4.0 e antecede o anúncio do LibreOffice 4.1 em fins de julho.

O LibreOffice 4.0.4 contém várias melhorias na área de interoperabilidade com formatos de documentos proprietários. A contínua melhoria tem sido motivo para a escolha do LibreOffice em todos os principais projetos de migração para software livre desde 2012, incluindo muitos governos centrais da Europa e América do Sul.

O LibreOffice 4.0.4 também resolve uma série de defeitos e regressões das versões anteriores, graças aos voluntários do controle de qualidade (QA). No dia 20 de junho a equipe de QA inicia a competição de qualificação de bugs preparando o lançamento da versão 4.1 do LibreOffice. Os detalhes estão no link https://wiki.documentfoundation.org/QA/Projects/Bug_Triage_Contest. Os 5 maiores qualificadores – entres os já conhecidos – e os 10 primeiros novos contribuidores ganharão uma camiseta da TDF/LibreOffice.

O próximo LibreOffice 4.1 introduzirá muitas novos e interessantes recursos, relacionados na página https://wiki.documentfoundation.org/ReleaseNotes/4.1/pt-br (incluindo a tão desejada incorporação de fontes nos documentos, que reduzirá muito os problemas de interoperabilidade entre sistemas).

Além disso, há um grande quantidade de melhorias menos visíveis aos usuários, mas não menos importantes, pois acrescentam clareza no código permitindo facilidade aos novos desenvolvedores de participarem e contribuírem ao projeto: http://people.gnome.org/~michael/blog/2013-06-13-under-the-hood.html.

O LibreOffice 4.0.4 pode ser baixado imediatamente da seguinte página: http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/.

Os registros de mudanças estão disponíveis na seguinte página: https://wiki.documentfoundation.org/Releases/4.0.4/RC1 (consertadas na 4.0.4.1) e https://wiki.documentfoundation.org/Releases/4.0.4/RC2 (consertadas na in 4.0.4.2).

Fonte: http://blog.documentfoundation.org

Tradução: Olivier Hallot