A Hostnet abriu mão de manter seus planos de hospedagem em Windows para se dedicar a servidores em Linux desde o início de 2013. Essa descontinuação fortalece o posicionamento da empresa em apoio ao Software Livre e otimiza os seus objetivos estratégicos. A Hostnet também é o provedor oficial do PHP no país, e com a combinação dessa linguagem e servidores Linux, o resultado é poder oferecer uma gama de aplicativos livres para criação de sites, blogs, lojas virtuais, sistemas de atendimento e gestão. Todos baseados em Softwares Livres.


Os servidores Linux são a preferência da empresa devido à robustez e a conhecida resistência às altas taxas de tráfego simultâneo sem falhas. Além disso, o sistema bem configurado sofre menos ataques de vírus e malware, e as vulnerabilidades tendem a ser descobertas e consertadas mais rapidamente por sua legião de desenvolvedores e usuários.


“O uso do Linux nos permite um melhor aproveitamento da capacidade do hardware gerando uma melhoria na relação custo-benefício da empresa”, garante Kauê Linden, diretor da Hostnet.


No entanto, quem já tinha plano em servidores Windows, pode ficar tranquilo, pois o suporte continua. Vale lembrar que o sistema operacional que o cliente usa não faz qualquer diferença. Um usuário que tem Windows em seu PC pode usar qualquer plano de hospedagem e desfrutar dos aplicativos em Software Livre através do Instalador Automático, ferramenta desenvolvida pela Hostnet que possibilita a instalação de aplicativos no servidor do seu site, mesmo que o usuário não tenha conhecimento técnico. É importante ressaltar que todas as ferramentas são livres e rodam melhor em PHP e Linux.


Hostnet já usava Linux em desktops


Além dos servidores, a Hostnet já tinha optado pela utilização dos softwares livres também nas estações de trabalho de seus funcionários. A adoção do sistema aumentou a produtividade e segurança do callcenter da empresa.


Outra vantagem observada foi a facilidade de desenvolvimento e instalação de programas de acordo com as necessidades da Hostnet. Com a adoção do Linux, houve um sensível aumento na produtividade, pois as estações de trabalho tornaram-se menos vulneráveis a problemas de segurança e não necessitam de constantes atualizações. Estas, quando necessárias são realizadas por meio de um servidor local.


Sobre a Hostnet


Com 12 anos de existência, a Hostnet está entre as quatro maiores empresas de hosting do país. Fundada em 2000, por Kauê Linden, 31 anos, diretor de Marketing, atualmente tem mais de 100 funcionários e mais de 40 mil clientes. Outras informações em: http://www.hostnet.com.br