Managana é um software multiplataforma para publicação digital baseado na imaginação como interface que permite a criação e manutenção de comunidades que dividem conteúdos interativos na internet, tablets, smartphones e exibições públicas. Cada comunidade tem fluxos (streams) interativos compostos de conjuntos de audiovisual, gráficos, texto e feeds externos. Managana mixa e sequencia listas de reprodução (playlists) que podem ser criadas, exibidas e animadas no próprio software.

de onde vem?

O software vem como uma resposta à necessidade de ferramentas para a produção de conteúdo audiovisual interativo que se adeque à realidade das múltiplas telas/dispositivos que encontramos recentemente, principalmente a partir do advento dos tablets e outros dispositivos móveis. O software, livre, publicado sob a licença LGPL versão 3 da Free Software Foundation, mixa e sequencia fluxos de mídia e sua interação com as principais plataformas do mundo digital. O nome Managana, com raízes no sânscrito, composto de mana e gana, presentes no hino nacional da Índia significa mentes das gentes. O primeiro verso do hino Jana Gana Mana adhināyaka é traduzido como tu és regente das mentes de todas as pessoas.

as várias faces do Managana

Desenvolvido em módulos, o software é formado por 4 componentes: o "editor + player web", o gerador de aplicativos (appwizard), o programa para exibições públicas (showtime) e o controle remoto para dispositivos móveis.

A partir de um instalador, que funciona de forma similar aos sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), o pacote "editor + player" cria um ambiente de criação e de visualização de material na forma de aplicativos web. Essa instalação pode ser feita tanto em um servidor na internet quanto em um servidor local. Com várias opções de criação, incluindo gerenciamento de versões e de diferentes níveis de acesso, esse editor é capaz de gerar conteúdo audiovisual interativo sem a necessidade de conhecimentos técnicos que pode ser exibido a partir do player web.

O conteúdo gerado pode também ser processado pelo software appwizard, uma ferramenta capaz de criar apps móveis para os sistemas Android e iOS. Esses aplicativos podem, inclusive, operar de forma local ou buscar seu conteúdo diretamente de um servidor web, permitido a criação de publicações em constante atualização.

O módulo showtime foi projetado com artistas digitais em mente. Ele permite a exibição de conteúdo para um público maior, incluindo diversas formas de interação como webcams e o Microsoft Kinect. Ele é capaz também de produzir visualizações 3D estereoscópicas e projeções em superfícies irregulares com o recurso embutido de video mapping. Além disso, o showtime é capaz de se comunicar com outros softwares por mensagens em uma rede (TCP), permitindo sua expansão para atender a vários tipos de necessidade.

Por último, o controle remoto, que é capaz de se conectar a exibições do Managana - tanto player web quanto showtime ou mesmo em apps móveis. Com diferentes níveis de acesso, o controle permite desde interações públicas coletivas a até o controle total de uma exibição.

onde encontrar

O software pode ser encontrado no site www.managana.art.br ou em www.managana.org. Em ambos é possível baixar todos os módulos e também o código fonte. Além disso o site traz os documentos Getting started with Managana, guias para a criação de uma publicação digital para tablets e para o uso do software showtime, incluindo a criação do controle remoto.

Algumas criações feitas com o Managana podem ser vistas em www.managana.org/player ou no aplicativo Managana disponível gratuitamente nas lojas Google Play e Apple AppStore.

O Managana pode também ser encontrado no SourceForge, em http://sourceforge.net/projects/managana/

desenvolvimento

Desde o seu lançamento em meados de 2012 o Managana vem recebendo constantes atualizações com melhorias tanto na parte de criação quanto de exibição de conteúdo. O software vem sendo desenvolvido usando a tecnologia Adobe Flex (Flex SDK em conjunto com a ferramenta FlashDevelop - www.flashdevelop.org), PHP e MySQL. Atualmente tanto o editor quanto o player web precisam do Adobe Flash Player para funcionar nos sistemas Windows, MacOS e Linux. A migração para uma solução em HTML5, começando pelo player, também vem sendo estudada.

como contribuir

A migração do player web para HTML5 é uma prioridade e são necessárias pessoas com conhecimentos em padrões web para esse desenvolvimento. Uma segunda contribuição importante fica por conta da documentação do porgrama - mesmo tendo sido produzido no Brasil, atualmente todo o material de documentação disponível está apenas em inglês (como os documentos Getting started with Managana).