Marcelo-branco-20090806163556SÃO PAULO - O diretor da Campus Party, Marcelo Branco, acha que você, internauta, é um indivíduo poderoso. Conectado à rede, sua comunicação com outros, sem hierarquias, já abre as portas para uma revolução.

As palavras do defensor do software livre podem soar como exagero para céticos do mundo offline, como estímulo para jovens, ou ainda, como desafio para empresas. As reações, a exemplo do futuro da comunicação, são imprevisíveis. Como consultor de longa data na área tecnológica, porém, Branco consegue delinear algumas tendências da sociedade virtual - e real.

Em palestra realizada no CIO Meeting, Porto de Galinhas (PE), Branco comparou a transformação do molde das informações de hoje à era industrial. Hoje, segundo ele, o mundo vive "uma transição da era puramente industrial para a era da informação e das sociedades em redes".

Para Marcelo Branco, os fluxos de informações não são mais uni ou bidirecionais. São relacionamentos multidirecionais e horizontais, muitos conversando com muitos, sem uma organização para conduzir ou coordenar. O futuro está nas redes de confiança, segundo Branco, que também é diretor da Associação Software Livre.

"As empresas de comunicação estão fazendo uma releitura desse processo e necessariamente vão ter que ter profissionais com credibilidade e com capacidade de se articular na rede - twitteiros, blogueiros e etc", prevê Marcelo.

Na era industrial, diz o mentor da Campus Party, todo o conhecimento se limitava ao uso interno pelas empresas que detinham os grandes talentos. Nos dias atuais, o cenário de produtores de conteúdo pode ser bem distribuído e a tendência é que a liberdade seja cada vez mais valorizada para projetos criativos e inovações.

O palestrante ainda falou sobre a situação da indústria fonográfica e a perda de espaço dos grandes portais na internet para serviços como o Twitter. Ele também defendeu que as empresas se abram ao máximo e que gerenciem os conhecimentos fora da organização, como o Google e Facebook.

Ouça aqui a palestra inteira no Podcast INFO.

Fonte: Info